Esqueça a sensação asfixiante de estar em um local quente, escuro e fechado. A experiência de visitar a Gruta da Lapa Doce derruba a tese psicanalítica de que o medo do escuro comum na infância remete ao período em que os homens viviam nas cavernas.

Passear pelos vastos, frescos e planos salões da Lapa Doce é uma experiência segura e agradável para qualquer faixa etária, já que ali o único esforço físico é feito na área externa para descer e subir a escadaria para vencer o desnível de 70m em relação à superfície. O fato de o visitante sair pelo lado oposto à entrada, não se chocando com outros grupos de visitantes, amplia a sensação de segurança.decida-da-lapa-doce

Segurança ampliada pelo convênio feito com a Associação Iraquarense de Condutores de turismo (AICTUR), que são os guias responsáveis no local por guiar os turistas.

A excelente infraestrutura e as facilidades de acesso foram importantes para tornar a Lapa Doce em um dos atrativos do roteiro 1 das agências de Viagem de Lençóis, juntamente com Pratinha, Poço do Diabo e Morro do Pai Inácio. Ou seja, se você tiver apenas um dia pra passear pela Chapada Diamantina e pedir sugestão para um agente de turismo, será conduzido a duas atrações de Iraquara.

Alie as facilidades, boa infraestrutura, qualidade de atendimento e alto astral da Lapa Doce à beleza natural tanto da parte externa quanto interna da gruta e encontraremos aí fórmula de seu sucesso.

A Lapa Doce é uma dolina, ou seja depressão formada pelo rebaixamento de uma parte do teto de onde passou um imenso rio subterrâneo de água salgada (sim, há comprovações de que a região foi invadida pelo mar há milhões de anos). Do teto da gruta à superfície existe uma camada de rocha de 35 metros de espessura.

E mesmo assim, as microfissuras por onde a água levou outros tantos milhares de anos produziu estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e outras formas que dão asas à imaginação. O efeito é ainda mais surpreendente quando usada a projeção de algumas formações nas paredes que lembram monstros e leões.

Por ser uma das mais antigas, a Lapa Doce é uma das cavidades subterrâneas mais bem estudadas do país, com 42km topografados. Para a visitação turística existem dois roteiros distintos, o primeiro com 850m de distância e o segundo com 350m a mais que o primeiro, perfazendo 1.200m.

GRUTA DA LAPA DOCE

Guardiã: Cláudia
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Extensão: Até 1,2km
Profundidade: 70m
Preço: Roteiro 1 – Roteiro 2 –
Tempo médio de visitação: 1h
O que você vai ver: roteiro 1 – estalactites, estalagmite, colunas e cortinas roteiro 2 – electite.

Onde comer: Restaurante da Lapa , aberto das 8h às 17h, R$ 39,90/kg

LAPA DOCE

Roteiro 1 tem 850m
Roteiro 2 inclui o 1 mais 350m

 

Deixe seus comentários, o que você achou dessas informações dê sua opinião será muito importante para o guia.

comentários