Com direito a festa de aniversário, muita participação popular e até mesmo mergulho de tirolesa (fotos) que Iraquara realizou o revezamento da tocha olímpica pela Chapada Diamantina.

A Cidade das Grutas foi à primeira da região a receber o símbolo maior dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados em agosto no Rio de Janeiro. Atrativos dos municípios de Palmeiras e de Lençóis também receberam a chama, que na terça 24 de maio, seguiu para a capital baiana Salvador.

Como é de praxe nas mais de 70 cidades brasileiras por onde já passou, num total de 320 previstas, a tocha olímpica chegou a Iraquara cercada por um forte esquema de segurança comandado pela Guarda Nacional.

Compõem a comitiva oficial da tocha jornalistas, publicitários, fotógrafos, cinegrafistas, produtores e patrocinadores subdivididos em três equipes em um esquema que conta com mais de 180 profissionais que percorrem o Brasil inteiro durante o revezamento.

Na Chapada, a segurança foi reforçada pelo Corpo de Bombeiros, Cippa Lençóis, Policias Militar, Civil e Rodoviária Federal.

Antes de todo este aparato mobilizado pelo Comitê da Rio 2016 chegar à Fazenda e Balneário Pratinha (fotos).

Os responsáveis por levar ao mundo a imagem do mais visitado cartão postal da Chapada Diamantina, o guia turístico Raimundo Solon Neto e o artesão Uendell Solon, revelavam à ansiedade à nossa reportagem. “A emoção é indescritível”, declarou Neto.

Transmissão da chama olímpica.

Raimundo Solon Junior ao lado do seu pai (foto) também falou da emoção de receber a tocha na Pratinha no dia em que seu pai completava 82 anos de idade. “Essa é uma data histórica para a Chapada, para Iraquara e para Fazenda Pratinha”, agradeceu.

O Administrador da Pratinha Júnior Solon e o Proprietário da Faz. Pratinha Raimundo Solon completando 82 anos de idade neste dia.

O prefeito Landualdo Barros Freitas Júnior não pôde comparecer ao evento. Ele foi chamado às pressas a Salvador para assinar um convênio favorável ao município, mas foi representado pelo presidente da Câmara, vereador Walmir Alves de Oliveira e pelo secretário de turismo Cleriston Oliveira.
Da Pratinha, onde foi carregada de tirolesa sem apagar , a tocha olímpica foi levada para a Lapa Doce (fotos) onde foi recebida por centenas de populares, incluindo os estudantes da escola Arthur Costa e Silva.


Das profundezas da gruta a tocha seguiu para a altitude do Morro do Pai Inácio, já no município de Palmeiras, e em seguida para o Rio Mucugezinho, em Lençóis.
Na Gruta Lapa Doce o Prefeito Freitas foi representado pelo Vice Nino Coutinho (foto) que declarou está contagiado pelo espírito olímpico e se sentido honrado por recepcionar o comitê olímpico da Rio 2016 em Iraquara.


A passagem da tocha olímpica na Chapada Diamantina terminou com um grande cortejo pelas ruas de Lençóis.
Quem viu, viu. Quem não viu terá de ir atrás da chama nas mais de 200 cidades brasileiras por onde ela ainda irá passar porque a próxima vez no nosso país e nesta região, talvez jamais aconteça.

Fonte: Guia de Iraquara

Deixe seus comentários, o que você achou dessas informações dê sua opinião será muito importante para o guia.

comentários