Incêndio supostamente iniciado por duas crianças que brincavam na região de cerrado/caatinga em Olhos D’água em 23 de outubro 2017 – segunda-feira, se alastrou depressa devido a correntes de ventos soprando em várias direções em até 60 Km/hora, ameaça devastar as vegetações fundidas em dois biomas: Caatinga e Cerrado. Nossa equipe de reportagem chegou ao local às 18:00h onde encontrou uma Guarnição de Bombeiros Militares do Subgrupamento de Tanquinho de Lençóis Sob o Comando do Tenente Coronel Júlio César, Subcomandante Major Vianey com os prepostos Cabo Jarbas e o Soldado Domingos. Eles falaram da gravidade da situação e dos parcos recursos para debelar incêndio dessa dimensão com apenas um Caminhão apropriado para esse trabalho o AIF – ALTO INCÊNDIO FLORESTAL (foto) enquanto o segundo da frota encontra-se em manutenção. Também informou que a prioridade desse Subgrupamento de Bombeiros sediado em Tanquinho é para atender o aeroporto Horácio de Matos em Lençóis, mas que o grupamento dispõe de setenta bombeiros para atender uma densa região que compreende Lençóis até Jacobina cerca de oitenta cidades.
ANJOS DA CHAPADA – BOMBEIROS CIVIS
Sob o comando de Antonio César de Oliveira Maciel os Anjos da Chapada composto de 65 voluntários também estavam no local realizando um trabalho de contenção dos focos de incêndio juntamente com os Bombeiros Militares. Fomos in loco averiguar os serviços realizados e os focos que ameaçam devastar todo ecossistema daquela região. O Comandante Maciel disse que naquele tipo de terreno seria impossível debelar ou controlar os focos de incêndios sem o auxilio de patrulhas mecânicas: Trator e Par Carregadeira/Enchedeira, Caminhões pipas e outras ajudas básicas. Segundo Maciel e o Tenente Coronel Júlio César, o prefeito de Iraquara disponibilizou as máquinas e toda assistência para os trabalhos de combate ao incêndio naquela floresta.
Usando de táticas eficazes eles abriram estradas dentro da mata com os tratores, fizeram aceiros para evitar-se a propagação serpenteada do fogo e vão trabalhar até as 04:00h da manhã desta terça-feira 24.
DURAÇÃO DOS TRABALHOS
Fomos informados pelos chefes dos bombeiros civis e dos bombeiros militares que provavelmente os trabalhos de combate e total controle de incêndios dessa área poderão chegar a vinte dias, pois quatro pontos já foram identificados:
1º Ponto já controlado em Capão dos Cruzes;
2º Ponto – Vitoriano que será combatido nesta terça-feira;
3º Ponto – Vitoriano de Cima que é a parte mais complexa/difícil de ser debelada e totalmente controlada;
4º Ponto – Passagem Larga parcialmente controlado.

Deixe seus comentários, o que você achou dessas informações dê sua opinião será muito importante para o guia.

comentários