Entre os dias 20 e 22 aconteceu em Iraquara na Câmara de Vereadores o III ENCONTRO NORDESTINO DE ESPELEOLOGIA que reuniu as principais autoridades do país deste setor para discutir preservação sócio-ambiental, turismo auto-sustentável, etc.

IMG_4802

O evento foi iniciado com a palestrante Lina Bichuette da USP, que dissertou o tema: A BIODIVERSIDADE ESPELEOLÓGICA DA CHAPADA DIAMANTINA.
O segundo palestrante foi o professor da UFBA, Carlos Echevarne com o tema: CAVERNAS E MONUMENTOS ARQUEOLÓGICOS DA CHAPADA DIAMANTINA.

Na sequencia o professor Ricardo Fraga também da Universidade Federal da Bahia, falou sobre O TEMPO DAS ROCHAS E DAS CAVERNAS EM IRAQUARA.
O PHD Dr. Murilo Vale da USP dissertou o tema: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FRAGILIDADE DO AMBIENTE CÁSTICO.
A Drª Cristiane Donato falou sobre: EQUILÍBRIO DAS DINÂMICAS ECOLÓGICAS E ASPECTOS ANTRÓPICOS EM AMBIENTES CÁSTICOS.

Já a Promotora Ambiental Drª Luciana Khoury falou sobre: DESAFIOS JURÍDICOS E AMBIENTAIS AO TURISMO EM CAVERNAS NA CHAPADA DIAMANTINA.

CURSOS

Alguns cursos foram oferecidos ao público participante que ficou maravilhado com a gama atualizadíssima de informações desse setor.


O professor Solon do Rio Grande do Norte ministrou curso de fotografia em Caverna cuja parte prática aconteceu na Gruta Lapa Doce.
A professora Zélia ministrou o curso: GEO PROCESSAMENTO NA IDENTIDADE E MAPEAMENTO DA MOFOLOGIA CÁSTICA (RELEVO) DE CALCÁRIO.
O Professor Cristiano Donado da Universidade Federal do Estado de Sergipe ministrou o curso: INDICADORES BIOLÓGICOS E AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO AMBIENTAL EM CAVERNAS.
Algumas moções foram deliberadas e aprovadas nesse encontro que serão entregues as autoridades competentes no sentido de melhorar diversos seguimentos desse setor.
Os organizadores Silvio Arruda Diretor da Associação Baiana de Espeleologia e Cláudia Lima da Gruta Lapa Doce disseram que o evento superou expectativas.
O Prefeito de Iraquara Freitas, por motivo alheio a sua vontade não pode comparecer ao evento, se fez representado pelo seu Vice Nino Coutinho que falou em seu nome da importância do encontro que reuniu as maiores autoridades no assunto discutindo por três dias consecutivos o futuro da Espeleologia no nordeste brasileiro e, no particular, em Iraquara – Chapada Diamantina.

Deixe seus comentários, o que você achou dessas informações dê sua opinião será muito importante para o guia.

comentários